segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Manifestações artísticas

CARNAVAL

O Carnaval em Salto conta com apresentação de Escolas de Samba locais e convidadas, Bailes Populares e Concurso de Fantasias.O destaque desse evento são os chamados Bonecões da Barra. Constituem uma das mais expressivas tradições do carnaval desde meados do século XX. Essas criações – enormes e engraçados bonecos “dirigidos” por homens que ficam dentro deles - nasciam das mãos de populares, que moravam ou se reuniam na Barra, um simpático e pequeno bairro localizado junto à confluência dos rios Tietê e Jundiaí. Atualmente são confeccionados próximos ao Bairro da Barra, satirizando figuras locais e nacionais.
FESTA ÍTALO-SALTENSE

Homenagem à presença italiana em Salto, marcante nas diversas áreas das artes. Busca mostrar a influência dessa cultura na formação da cidade. Dança com muita música italiana é o ponto alto da festa, pois os shows iniciam desde a abertura dos portões. A festa Ítalo-Saltense aborda também o caráter social, uma vez que conta com a participação de instituições beneficentes e associações do município, ficando por conta delas as barracas de comidas e bebidas típicas. Em todas as edições funciona um restaurante no recinto da festa.O local da festa não é fixo. Acontece todo mês de junho, em que se comemora o aniversário da cidade.

PAIXÃO DE CRISTO
A encenação da “Paixão de Cristo” é um evento turístico-cultural, com participação de atores, bailarinos e voluntários da comunidade. É um espetáculo estilizado, apresentado no Sábado e Domingo de Ramos, considerado um dos melhores espetáculos do País. 300 atores da cidade participam do espetáculo, que está entre os maiores do Brasil. Turistas de várias cidades se deslocam até Salto para assistir a encenação todos os anos.Local: Praça Archimedes Lammoglia Concha Acústica – Centro.


SALTO FASHION
É o maior evento de moda da região e acontece todos os anos em meados de maio.Faz parte do calendário municipal de eventos e é uma produção de uma agência de modelos, e tem o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Salto por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Não tem local fixo.

FESTA DO SALTO

Festa em homenagem à padroeira da cidade de Salto, Nossa Senhora do Monte Serrat. Acontece desde 1698, ano da fundação da cidade de Salto, porém ocorre nas primeiras semanas de setembro, mês no qual se comemora o dia (08) dessa Virgem Santa.Apresentação de shows musicais; quermesse barracas de comes e bebes; artesanato e parque de diversões, além da programação religiosa, de competência da paróquia.Local: Praça das Bandeiras Praça Antônio Vieira Tavares – entorno da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat – Centro.

FESTA DO FOLCLORE

Festa que acontece no mês de julho, em parceria entre a Secretaria da Cultura e Turismo e a Secretaria da Educação. É organizada em função do folclore das diferentes regiões brasileiras e busca reviver antigas tradições por meio da culinária, da dança, dos folguedos, dos cantos, dos contos de histórias e lendas.Local: Praça Archimedes Lammoglia Concha Acústica – Centro.

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS

Encontro de orquidófilos de Salto e região para exposição, concurso e vendas de orquídeas e plantas dessa família.Evento tradicional, que acontece há vários anos, no mês de novembro e tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo. Não tem local fixo.


PRÊMIO MOUTONNÉE DE POESIA
Evento de abrangência nacional, ocorre no mês de julho há mais de 8 anos. Tem a missão de revelar novos poetas, valorizar o gênero poético e incentivar talentos literários. Divulga, por intermédio do concurso, uma raridade geológica existente na Estância Turística de Salto: a Rocha Moutonnée um granito cuja superfície, testemunha a passagem das geleiras, na era das glaciações, há cerca de 270 milhões de anos. A rocha é tombada pelo Condephaat e localiza-se num parque municipal, especialmente criado para sua preservação. A premiação é feita nesse local.

FESTIVIDADES DE NATAL E FINAL DE ANO

Evento que já se consolidou como tradicional da cidade, haja vista a enorme variedade de espetáculos de música e dança, concursos, concertos, encenações de presépios vivos que se desenvolvem por duas semanas que antecedem a data do Natal. Merece destaque especial o desfile de carros alegóricos e outras alegorias de solo em que participam escolas, instituições, indústria e comércio. As ruas principais são totalmente iluminadas e decoradas para essa festividade. Em dezembro, todos os anos.


COMPANHIA DE DANÇA FACES OCULTAS
Criada em maio de 1997 por bailarinos e pessoas interessadas, tendo a frente o coreógrafo e bailarino, Arilton Assuncao, ao longo desses 10 anos de existência, a companhia esteve presente nos principais festivais de dança do país. Possui em seu repertório, vários trabalhos de dança contemporânea, acumulando, aproximadamente, mais de 230 prêmios.
Busca diferenciar os padrões tradicionais de ensino das academias, priorizando a pesquisa e concepções coreográficas, não esquecendo da importância da base clássica para todo tipo de dança.
A Companhia procura desenvolver uma linguagem própria de dança contemporânea, com aulas de ballet clássico, expressão corporal, condicionamento físico, dança moderna, contemporânea e contato-improvisação. Conta com professores e coreógrafos convidados e fixos.

ARTESANATO

O artesanato, antigamente, era considerado como o próprio trabalho manual ou a produção de um artesão. Porém, com a mecanização da indústria, o artesão passa a ser aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.
Uma das atividades mais praticadas em Salto é o artesanato. Os pricipais tipos de artesanatos confeccionados na cidade são: pintura em tela, pintura em madeira, biscuit, mosaico e desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário