quarta-feira, 25 de novembro de 2009

História da cidade

- Fim do século XVII: habitam a margem direita do rio Tietê, nas imediações da cachoeira, os índios Guaianazes.
- 1695: o Capitão Antônio Vieira Tavares, que adquiria as terras por duas escrituras de cartas, sesmarias e confirmações, recebe provisão para poder erguer em seu sítio ("Cachoeira") uma capela, que levou três anos para ser terminada.
- 1670: o Capitão Antônio Vieira Tavares doa à Capela suas terras localizadas nas proximidades, seus escravos e seus gentios.
- 1698 - Salto é fundada; o Vigário de Itu, Dom Manuel da Costa Carneiro, benze a capela e assinala seu adro.
- 1712: falece o Capitão Antônio Vieira Tavares, fundador da cidade.
- 1846: D. Pedro II visita a cidade pela primeira vez.
- 1856: a estética do lugarejo começa a se modificar com a realização do primeiro levantamento topográfico e estabelecimento do primeiro plano oficial para o arruamento.
- 1857: Salto conta com várias casas em algumas firmas comerciais e uma pequena indústria de velas de cera.
- 1874: Salto recebe a visita do Conde D'Eu.
- 1875: D. Pedro II visita a cidade pela segunda vez.
- 1876: iniciam-se os trabalhos de construção da estrada de ferro e José Galvão da França Pacheco, constrói uma fábrica de tecidos de algodão, que foi a precursora das indústrias mecânicas na Província de São Paulo, empregando no início 100 pessoas.
- 1880: surge outra fábrica de tecidos, propriedade do Dr. José Francisco de Barros Junior.
- 1882: inaugura-se a tecelagem da fábrica de Barros Jr., com máquinas vindas da Europa.
- 1885: Salto é elevada à categoria de Freguesia.
- 1889: Salto é desmembrada de Itu. Cria-se o município de Salto.
- 1890: a cidade passa a ter iluminação pública a lampião.
- 1906: Salto é elevada a categoria de cidade, porém ainda se chamava "Salto de Itu".
- 1907: é inaugurado o novo serviço de iluminação pública elétrica. É também dotada de ligação telefônica.
- 1913: é construído o primeiro estabelecimento de ensino da cidade, o Grupo Escolar "Tancredo do Amaral".
- 1917: a cidade só deixa de chamar "Salto de Itu" e, por lei, passar a chamar-se apenas Salto.
- 1919: Salto começa a ser considerara uma cidade industrial depois da instalação da Brasital S/A, à qual seguiram-se outras indústrias de médio porte.
- 1931: major Garrido institui o brasão de armas de Salto.
- 1932: é iniciado o serviço de calçamento nas principais ruas.
- 1935: um pavoroso incêndio destrói a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat.
- Década de 50: o município cresce no setor industrial, com a instalação de novas fábricas na margem esquerda do rio Jundiaí.
- 1966: é instalada mais uma paróquia em Salto, a segunda da cidade, São Benedito. Foi seu primeiro vigário o cônego Gastão Oliboni, da Ordem Presmonstratense. Em julho desse ano, as ruas recebem arborização e é instalada a Comarca de Salto, inaugurando-se seu Fórum na Rua 09 de Julho (atual prédio da Prefeitura). Foi seu primeiro Juiz de Direito, o Dr. Adalberto Denser de Sá.
- 1968: cria-se a bandeira do município.
- 1969: formatura da primeira turma de professores da Escola Normal de Salto.
- 1969: instala-se uma circunscrição de Trânsito em Salto.
- 1969: realiza-se o primeiro júri da Comarca.
- 1970: a Câmara Municipal de Salto mudou-se para prédio próprio, na Av. D. Pedro II, 385. Antes disso, ocupava o pavimento térreo do prédio do Sindicato dos Mestres e Contramestres.
- 1973: são inaugurados os primeiros telefones automáticos da cidade.
- 1975: o prédio que abrigaria a Delegacia de Polícia e a Cadeia Pública de Salto, é inaugurado.
- 1976: inauguração do prédio do Fórum da Comarca, localizado na Av. Dom Pedro II, onde antes existiram a delegacia de Polícia e Cadeia.
- 1978: a Prefeitura muda-se para a Vila Nova, ocupando, o prédio que servira de sede do Fórum.
- 1981: no aniversário de Salto, é feito o translado dos despojos do fundador da cidade, do cemitério da igreja dos Franciscanos de Itu para a cripta existente no Monumento à Padroeira, nas Lavras.
- 1983: a Coletoria Federal, que funcionava em Salto desde o começo do século, é desativada.
- 1985: a FEPASA (Ferrovia Paulista S/A) inaugura o trecho entre as estações de Itu (no Guaraú) e Salto (no Guarujá). A antiga estação ferroviária de Salto é desativada.
- 1986: nossa Delegacia de Polícia é elevada de 3ª para 2ª classe.
- 1987: é inaugurado o novo prédio do Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, no Jardim Celani, em terreno doado ao município pela família proprietária da área.
- 1988: é inaugurado o Terminal Rodoviário de Salto; foi construído em terreno da ex-chácara Vendramini.
- 1989: Terminal Rodoviário começa a funcionar. No mesmo ano, comparece a Salto, , o presidente do Tributal de Justiça do Estado, o Dr. Nereu César de Moraes, para presidir a solenidade de instalação da 2ª Vara Judicial de Salto.
- 1999: a cidade de Salto é elevada a categoria de Estância Turística, por aprovação do Governador do Estado.

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